É de pedra, granito, que se constrói a história da Cooperativa dos Pedreiros do Porto. Depois de um período áureo, quando participou na construção de edifícios emblemáticos da Invicta – Estação de São Bento, Paços do Concelho ou Igreja do Marquês – e exportou produtos para várias partes do mundo, a antiga sede da cooperativa, na rua D. João IV, está hoje à sombra da torre modernista projectada pelo arquitecto Marques da Silva. Os espaços industriais estiveram 30 anos fechados, até que um grupo de investigadores e artistas resolveu abrir a porta – em ano de centenário.
O Porto tem uma parede que é um ponto de viragem
Em Maio de 2013, Hazul Luzah publicou uma fotografia de uma das suas pinturas, na Rua de Sá de Noronha, no Porto, a ser coberta de tinta amarela por um elemento da “brigada anti-graffiti” que o executivo de Rui Rio tinha colocado em acção.
Estes arquitectos viveram um mês nos Aliados
A participação portuguesa na Bienal de Veneza passou pelo Porto e teve uma morada certa: o número 66/68 da Avenida dos Aliados. Durante um mês, quatro arquitectos viveram de portas e janelas, literalmente, abertas à cidade e receberam quem quisesse entrar naquela “casa” temporária.
Projeto quer revitalizar comércio tradicional do Porto
Já se foi o tempo em que o Porto era uma cidade sem centros comerciais, onde as compras eram feitas nas ruas, cada uma com a sua tradição comercial. Mas, apesar da crise e das grandes superfícies, a cidade consegue manter pérolas do comércio tradicional, ainda que muitas lojas estejam hoje em dia voltadas para o turismo.
A Blip quer ser o melhor local de trabalho do mundo
A Blip é um caso de sucesso entre as empresas tecnológicas em Portugal. Surgiu em março de 2009 pela vontade de dois amigos de faculdade que, insatisfeitos com as suas rotinas de trabalho, resolveram investir num projeto pessoal.
Como nasce uma empresa?
João Carvalho e Diogo Frias têm pontos em comum: são designers, um da comunicação, o outro de produto, têm 28 anos, vivem no Porto e decidiram criar a sua própria empresa. Da ideia inicial até ao modelo negócio há muito caminho a percorrer. "Ter uma ideia é fácil, o mais difícil é concretizá-la", aponta João Carvalho.
Das Caxinas com amor
«É o amor», a mais recente película de João Canijo, é também o filme de Sónia Nunes, a peixeira que não se considera atriz e tem orgulho na sua profissão.
Reportagem Desporto 360º: Guerreiras de patins
Elas são ultra-femininas e atléticas. Têm as unhas pintadas, usam batom mas vestem capacetes e joelheiras. São a primeira equipa de Roller Derby em Portugal. O SAPO Desporto foi conhecer a Liga Roller Derby Porto e acompanhou o primeiro jogo da modalidade no país.
Investigadora quer revolucionar rastreio do cancro
E se fosse possível saber se poderá vir a ter cancro através de um simples teste ao sangue, saliva ou urina? Há um projeto português que recebeu uma bolsa de investigação de um milhão euros para que esta possibilidade seja real dentro de pouco tempo.
Modelismo: Quando os comboios saltam das prateleiras de casa para o museu
Um grupo de entusiastas do modelismo de comboios encontrou no Museu dos Caminhos de Ferro de Lousado, Braga, um local para dar asas a este hobby. Linhas, passagens de nível, trabalhadores, estações, passageiros e, é claro, comboios constroem este mundo em miniatura, comandado pelas mãos dos "maquinistas" aficcionados.
O império dos chocolates faz 80 anos e continua a crescer
Pintarolas, fantasias, sombrinhas, lápis de chocolates – doçuras que marcaram a infância de muitos portugueses e que ficaram na memória não só pelo sabor mas também pelos anúncios na televisão. A Imperial, maior fabricante nacional de chocolates, completa 80 anos.
Fado com sotaque do Porto
Miguel Bandeirinha, 18 anos, já se considera um “fadista”. Nasceu no Porto mas defende que o fado não escolhe cidade, “o fado é Portugal”. Está-lhe no sangue, “é algo maior”, descreve o jovem fadista com emoção.
Fotografia analógica: da paixão ao negócio
O que poderia ser visto como um negócio de risco está a florescer no Porto. Nos últimos meses, novas lojas dedicadas ao mundo da fotografia analógica e do filme abriram no Porto.
Dormir numa escultura em Guimarães
É uma escultura? Uma instalação? Uma pequena habitação vermelha? O Shelter é tudo isso e desafia o público a repensar a sua relação com a obra de arte. Quem quiser até pode dormir neste "abrigo" que está em exposição na Plataforma das Artes, em Guimarães.
A Europa dentro de uma orquestra
A Fundação Orquestra Estúdio reúne jovens músicos de toda a Europa. O agrupamento musical, liderado pelo maestro Rui Massena, é uma das estrelas da Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura.
Ilustração científica: Ciência com arte e arte com ciência
De animais a plantas, passando por fósseis e espécies extintas, comunicar um objeto científico através das imagens é o propósito primordial da ilustração científica, um campo ainda pouco explorado em Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário